segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TODA A TERRA QUE VÊS - Genesis 13:14


Ministração
 Noite do Clamor
 04/10/2012
 As vezes nossa caminhada com o Senhor começa com muito entusiasmo, e pouca visão. Necessitamos de desafios do coração de Deus, sem desafios não podemos desenvolver todo potencial que existe dentro de nós.
No começo não temos muita clareza, não somos objetivos naquilo que queremos e buscamos pra desenvolver nossa vida cristã. Mas chega uma hora em que temos que parar diante de Deus pra definir melhor as coisas.
Esta foi a experiência de Abraão, Deus se manifestou a ele na Mesopotâmia (Genesis 12), ele sai da sua terra numa viagem meio sem rumo, ele não sabia o que iria conquistar, mas Abraão sai no impulso da sua fé, mas chega um momento em que ele precisava definir melhor as coisas.
Alguns de nós já caminhamos algum tempo com o Senhor, já respondemos aquele impulso de fé que o Senhor colocou sobre nós, mas existem coisas que  ainda não foram bem definidas, você não sabe exatamente quais foram os limites que Deus colocou na sua vida.
E acontece algo aqui neste lugar onde Abraão tem uma nova experiência com Deus, um lugar que ficava entre duas cidades   “BETEL  e  Ai”.
Quando a bíblia nos informa que Abraão estava entre Betel e Ai, isso é mais que uma referencia geográfica, Deus está nos dizendo que muitas vezes nós nos encontramos num momento desses em nossa caminhada. Nós estamos entre a casa de Deus, lugar onde Deus se manifesta, onde as coisas de Deus vem a terra, lugar de uma espiritualidade rica, mas nós podemos tomar decisões erradas e nos aproximar de Ai, aquele lugar onde até as conquistas que nós conseguimos em Deus podem ser perdidas, porque nós fazemos concessões.
E é exatamente nesta posição que se encontrava Abraão que ele tem uma nova experiência com Deus, que a palavra de Deus vem a ele, e lhe dá uma direção clara do que ele deveria fazer. E é essa mesma direção que o Espírito Santo quer trazer pra nós.
Tudo começa a acontecer na vida de Abraão a partir de uma entrega, o texto diz que a palavra de Deus vem a Abraão só depois que ele tomou uma atitude, só depois que ele se separou de Ló.
“Disse o Senhor a Abrão depois que Ló se separou dele...”  Genesis 13:14ª

1° PRINCIPIO -TENHA CORAGEM DE FAZER ENTREGAS A DEUS 
Existem pessoas que estão marcando passo na sua vida cristã, não conseguem avançar, porque fizeram algumas concessões, porque mantém nas suas vidas algumas coisas que o Senhor já rejeitou. 
Quando Deus se manifestou pela primeira vez a Abraão, deu a ele uma ordem muito clara: 
 “ Sai da tua terra, e da tua parentela”  Genesis 12:1.
Ele ouviu a voz de Deus, mas fez uma concessão. Deus olha para Abrão e vê que ele está sendo acompanhado, obedece,  mas não completamente. Aí é necessário parar e fazer uma entrega, e fazer entrega é sempre difícil, mas Abraão percebe que a sua caminhada está travada, parece que a terra é estreita demais para ele e Ló, porque Ló era um acréscimo, uma concessão, Ló não fazia parte do plano de Deus, mas esse homem insistiu com um desejo do seu coração.
Pra muitas pessoas os planos de Deus, as promessas de Deus, as bênçãos de Deus não vão romper nas suas vidas enquanto não tiverem a coragem de fazer uma entrega de tudo aquilo que Deus está pedindo.
                                                                                                                                                                                                                  HEBREUS 12:1-2
“¹Portanto também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta. ² Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado a destra do trono de Deus.”
 Só vamos conseguir correr a carreira que nos está proposta se tivermos a coragem de fazer entregas. 
O que Deus está pedindo de você nesse tempo e você insiste em carregar na sua bagagem, e você insiste em agregar ao plano de Deus, e isto está travando a sua caminhada.
“De tempos em tempos o espírito Santo impelia Sansão a ir a um determinado lugar”. Essa expressão de tempos em tempos quer dizer que o Espírito Santo vem insistir em algumas áreas da nossa vida: “Eu quero que você mude, eu quero que você entregue esse desejo, eu quero que você abandone, e o Senhor vem e insiste e as vezes nós endurecemos o nosso coração, e daqui a pouco o Senhor vem e fala de novo. Mas até quando o Senhor vai continuar insistindo? Porque se continuarmos a resistir a voz de Deus, perderemos o tempo e a oportunidade de sermos abençoados.
Se Deus tem pedido algo de você, um relacionamento, uma mudança, se Deus tem pedido mais do seu tempo, é melhor obedecer, porque a vontade de Deus pode doer um pouco em nós, mas ela é boa agradável e perfeita.

2° PRINCIPIO -TENHA UM GRANDE OBJETIVO NA VIDA 
Então toda essa definição na vida de Abraão aconteceu a partir de uma entrega. Depois que Ló se separa dele, vem a palavra de Deus a ele.
“Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente.”     Gn 13:14b
Aqui Deus está definindo melhor as coisas, Deus está dando a Abraão um segredo espiritual. Abraão só poderia possuir aquilo que ele pudesse ver. Deus só deu a Abraão aquilo que os seus olhos poderiam projetar sobre sua imaginação. Sua visão tornou-se suas fronteiras. Nossa experiência sempre será limitada por aquilo que a nossa visão enxerga.
Empilhando pilhas de detrito de um lado para o outro. Quando você perde a convicção do propósito da sua vida, quando você não sabe mais  porque você está realizando determinada atividade, fica como quem está transferindo pilhas de detrito de um lado para o outro.
Deus quer que você se torne uma pessoa objetiva, que você saiba o que quer conquistar em Deus. Você precisa tomar a iniciativa de desenhar as suas conquistas. Alguns andam com os olhos muito baixos sem saber o que querem, vivem debaixo da filosofia do Deixa a vida me levar. Mas não é isso que Deus quer, Deus quer que você defina o seu caminho, que você seja nobre nos seus planos. Por isso é importante erguer os olhos.
Algumas pessoas tem dificuldades de fazer planos porque estão debaixo de uma regência espiritual maligna. A mulher encurvada a 18 anos     Lucas 13:11

3° PRINCIPIO   -   USE A SUA FÉ NO NÍVEL QUE VOCE ESTÁ    
Ergue os olhos e olha desde o lugar onde estás”.    Genesis 13:14b
 Você pode começar a exercer a sua fé a partir do lugar onde está hoje. Do lugar onde você está levanta os teus olhos e contempla a terra que você vai conquistar.
Gideão : “Vai nesta tua força...”

4° PRINCIPIO - SUA FÉ NÃO PODE SER DIRIGIDA EM APENAS UMA DIREÇÃO
“Olha desde onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente.” Genesis 13:14
Desenvolver uma fé em todas as áreas da nossa vida.

5° PRINCIPIO - DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM O NOSSO EGOISMO
“Porque toda esta terra que vês eu te darei a ti, e a tua descendencia.”  Genesis 13:15
Sonhar nas três dimensões: corpo alma e espírito
Quando os meus sonhos não se cumprem: quando é só um sonho, quando eu só sonho, quando eu sonho só.

6° PRINCIPIO - ESFORÇO  E INVESTIMENTO
“Levanta-te, percorre essa terra no seu cumprimento, e na sua largura, porque eu te darei. 
Gn 13:17
A fé vai nos levar a suar a camisa, porque quando nós cremos em algo, nós lutamos por aquilo, mas não é a nossa luta e esforço que vai nos dar o sucesso mas a benção de Deus sobre os nossos passos.
Salmo 127:1-3   Eclesiastes 2:26   Proverbios 10:22

7° PRINCIPIO - MUDANÇAS NA VIDA
Uma vez que Abraão ouviu a voz de Deus, se separou de Ló, deixou todos os embaraços, entendeu que precisava construir toda sua trajetória desenhando imagens de fé na sua mente, e se dispôs a caminhar, agora ele precisava fazer uma ultima coisa:
“Abraão mudando as suas tendas, foi habitar junto aos carvalhais de Manre, junto de Hebron e levantou ali um altar ao Senhor. Genesis 13:18    
Se você não for uma pessoa disposta a mudar as suas tendas, você nunca vai desfrutar do melhor de Deus. A vida cristã é uma vida de constantes mudanças, e as vezes quando nós estamos nos acomodando a um determinado nível de conquista, o Espírito Santo vem e diz: “È hora de mudar.”
Aquilo que você tolera na sua vida você não pode mudar.